quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A opinião de Cláudio Domingos (1)

A partir de hoje, iremos publicar um artigo de opinião do amigo Cláudio Domingos, Dirigente do nosso Clube e autor do blog aguiadomundo.blogspot.com, que recomendo.
Os temas a apresentar são da escolha e da responsabilidade do articulista, restando-me agradecer a disponibilidade do Cláudio para valorizar este blog e simultaneamente expressar o meu desejo na regularidade desta contribuição.


OPINIÃO
Amadorismo, a quanto obrigas?...

Em conversas e contactos mantidos durante anos com elementos de vários clubes, em que os problemas e dificuldades basicamente estão próximos, decidi escrever sobre um tema em comum, não deixa de ser uma opinião mas também uma constatação. O meu amigo Fachada fez-me o favor de a publicar no seu blog, que muito dignifica a Casa do Povo de Miranda do Corvo, clube do qual sou director.


Há uma verdade escondida, até inconsciente, nos campeonatos distritais, mais precisamente no do Futsal, do qual sou dirigente e Delegado da Associação Futebol de Coimbra.

A constante comparação entre profissionalismo e amadorismo, numa competição onde existem muitos atletas ex profissionais ou semi-profissionais, tem minado as competições de uma confusão atroz, que só prejudica os próprios atletas. Os clubes amadores são-no, não por opção ou estratégia mas sim porque nunca se colocou uma realidade que não essa e porque têm um papel fundamental na formação de jovens e atletas meramente amadores. O amadorismo nada tem a ver com irresponsabilidade, desorganização ou laxismo, tal como não podemos afirmar que todos os profissionais são íntegros, trabalhadores, assíduos e responsáveis.

O jogador amador tem, a meu ver, um brio superior ao do profissional, porque treina e joga por opção própria, porque assim o quer, por puro amor à camisola, sem quaisquer interesses materiais como contrapartida. E é preciso perceber que essa disponibilidade e entrega gratuitas também têm o seu grau de exigência e de compromisso para com os clubes, dirigentes e colegas.

No atleta amador a atitude é mais nobre, é uma iniciativa de dar sem esperar receber nada em troca e, portanto, é-lhe exigido um conjunto de premissas condizentes com essa nobreza de carácter. O amadorismo é o compromisso que o atleta assumiu para com o clube, no acto da sua inscrição, pela sua assinatura, estou aqui e podem contar comigo.

O problema dos clubes e das colectividades amadoras é a incapacidade que têm em impor regras, porque quando um atleta pratica uma modalidade sem receber algo material em troca, o clube sente-se incapaz para ditar um conjunto de medidas disciplinares que, obviamente, iriam beneficiar a equipa, mas é bom que as pessoas percebam que com a quantidade emergente de jogadores, ainda para mais no Futsal, têm a responsabilidade de defender o clube, de o tornar mais forte, de o respeitar e de o manter para que futuros jogadores possam ter o seu espaço para praticar desporto numa modalidade amadora, podendo até servir de ponte para um futuro profissional.

Os jogadores, os dirigentes e os técnicos passam mas o clube fica, desde que bem gerido e respeitado, assim o demonstremos pelo nosso amor à camisola, na limpeza de um balneário por um director, na capacidade de se fazer um blog por um colaborador, na assiduidade aos treinos pelos jogadores ou na capacidade de entrega dos treinadores.

Como diz o ditado, dinheiro que compra pão, não compra gratidão. Dar o melhor de nós, hoje, para que outros o possam fazer no futuro.

Sem comentários: