quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Artigo da Direcção da Casa do Povo pela "caneta" de Cláudio Domingos...

Espírito de Conquistas

O Futsal na Casa do Povo de Miranda do Corvo fez uma pequena alteração em relação ao ano transacto, em vez de juniores optámos pelo escalão de juvenis, de resto todas as formações se mantém; benjamins; infantis; iniciados e seniores. Nos Benjamins alcançámos resultados que até não se esperavam mas que, com o evoluir do campeonato, ficou visível um grupo de grande qualidade que pode lutar claramente pelo título distrital, este ano. Carlos Manuel Fachada está, este ano, a desenvolver o seu trabalho de base nos dois primeiros escalões de formação: benjamins e infantis, essa que até era uma aposta da Direcção há alguns anos. Também lidera os Infantis, numa equipa que saiu reforçada em relação ao último ano, com a subida de jogadores de indiscutível qualidade, pelo que poderemos pensar em… conquistar!

O treinador António Henriques tem aos seu dispor os Iniciados e Juvenis, os primeiros são duplamente vice-campeões e o objectivo passa por fazer igual ou melhor, já nos Juvenis admitimos não ter bem a noção de saber ao que vamos, já que não temos este escalão há alguns anos, pelo que aguardamos as indicações e exibições de uma equipa de qualidade, que talvez tenha na quantidade o seu maior problema.

De referir que a Direcção entende que seria tanto mais vantajoso os treinadores se inteirarem dos seus jogadores em dois escalões consecutivos, pelas vantagens que os atletas e que o clube possa tirar dessa relação directa, daí a aposta no Carlos Fachada para Benjamins e Infantis e de António Henriques para Iniciados e Juvenis. Num clube amador como a Casa do Povo de Miranda do Corvo que habituou os seus atletas e adeptos a lutarem por vitórias, independentemente do nome dos adversários, é indispensável clarificar objectivos, para além dos títulos e para além dos resultados semanais.

E esses objectivos foram colocados na mesa e servidos olhos nos olhos com os intervenientes directos deste projecto, o de sentirmos necessidade e de sermos obrigados a formar jovens cada vez mais e melhor, o de dar condições para que os treinadores retirem dos atletas o seu valor e que lhe dêem outros valores que farão deles cidadãos dignos e homens capazes. Que a Casa do Povo seja sempre uma porta aberta e uma pagina familiar que se vira de geração para geração. Há ainda vários pontos a rever para que todas estas classes de formação possam estar a um nível ajustado mas tornou-se claro a necessidade da entrada de uma pessoa para a colectividade que pudesse garantir essa mais valia na formação, na educação, na disciplina, no rigor e, claro, na amizade que sustenta as bases de conquistar.
Porque uma coisa é ganhar, outra é conquistar, e a entrada de Rui Lucas como Coordenador de todas as classes de formação garante-nos a vontade de fazer melhor, a comunicação na ordem do dia, a disciplina e a detecção de problemas e, mais do que isso, garante-nos uma interacção e dinâmica entre todos os escalões, entre todos os atletas e treinadores, na luta por um objectivo comum: o de conquistar! Conquistar amigos, conquistar resultados, conquistar valores, conquistar objectivos, conquistar rigor, conquistar novos métodos de trabalho, conquistar carácter, conquistar… O acto de conquistar obriga-nos a dar o melhor de nós em prol de uma colectividade que dignifica Miranda do Corvo, se isso nos levar às vitórias tanto melhor, caso contrário seremos sempre vencedores. Carlos Fachada, António Henriques e Rui Lucas serão as três faces de um rosto que nos vai encher de orgulho, para além do trabalho de Ricardo Reis nas Pré-Escolas.

Em relação aos Seniores as expectativas são altas e já assumidas: a luta pela subida de divisão com uma atitude moral digna de quem veste uma das camisolas mais pesadas no futsal distrital. Têm-me feito algumas críticas em relação à composição do plantel para 2010/2011, nomeadamente, a de certos jogadores estarem a dificultar a entrada de jogadores de formação, a minha resposta vai em duas direcções: a primeira é a direcção da gargalhada e a segunda a da clarividência, que se explica com factos, vamos a eles: estão, neste momento catorze jogadores inscritos nos Seniores, sendo que dez (Mário, Ventura, Falcão, Rafael, João Pedro, Cris, Tó Laranja, Luís Ferreira, Diogo Lucas e Bruno Cancela) já faziam parte da equipa do ano passado. Dos quatro que entraram, três (Pedro Parreira, Paulito, Satan) já passaram vários anos ao serviço da formação do nosso clube e um (Mikael) já treina regularmente na Casa do Povo há uns dois anos. Se não há aqui trabalho de base e aposta na formação então… Aliás, nove destes jogadores já passaram pelos nossos escalões de formação, dois estão na Casa do Povo há mais de dez anos e, outros dois, “só” estão ao nosso serviço há mais de dois anos.

Os Seniores estarão ao dispor do treinador Pedro Rodrigues para mais uma batalha, mas juntaram-se à guerra elementos de enorme categoria que têm provado a sua dedicação e competência. Franklin é o treinador adjunto que fazia falta ao treinador para que os treinos e jogos sejam encarados com uma atitude profissional. António Manuel é o treinador dos guarda-redes que teima em fazer as balizas mais pequenas, António Rodrigues é o Fisioterapeuta que garante a saúde e forma dos jogadores numa época que se espera intensa. Mário Martins e José Bento são os novos Seccionistas que trouxeram organização e rigor a um grupo que precisa de se encontrar com a qualidade que tem, mas tal como na formação, os Seniores só são obrigados a conquistar!
Um bem-haja a todos com os agradecimentos devidos de estarem na nossa família, votos de sucessos pessoais e desportivos, é o que desejamos para mais um ano.

P’la Direcção
Claudio Domingos

4 comentários:

Anónimo disse...

parabéns pelo texto
continua
rafael

Anónimo disse...

Isto é saber estar numa colectividade.
Parabéns Cláudio e que tudo se torne realidade conforme descreves.

Um Abraço,


José Augusto Fernandes

João Nuno Rodrigues disse...

Olá Cláudio

Estou sempre bastante atento ao que se vai passando na Casa do Povo. É um clube que já representei com muito orgulho, pois trata-se de um clube humilde e verdadeiro que coloca um certo bichinho por quem nele passa.

Abraço a todos
João Nuno Rodrigues

Luis Ferreira disse...

Quem fala assim não é gago!