domingo, 6 de junho de 2010

Iniciados derrotados na final da Taça AFC









Iniciados - Final da Taça AFC
Casa do Povo - 3 - Académica - 7 -

Em Penela, disputou-se quase uma fotocópia do jogo realizado na semana passada em Cernache, em que fomos derrotados por esta mesma equipa da Académica por 5-3 no prolongamento. Novamente começámos bem, controlando o jogo e tendo mais tempo de posse de bola, apesar de não dispormos de oportunidades para marcar; com cerca de 10 minutos jogados e contrariando a tendência lógica até aí, foi a Académica que marcou 3 golos em pouco espaço de tempo, aproveitando uma fase menos boa da nossa equipa. Fomos para o intervalo a perder por 1-3, resultado perfeitamente injusto que nos penalizava em demasia.
A 2ª parte começou com o 4º golo da equipa de Coimbra, que sentenciou o jogo, pois uma diferença de 3 golos contra uma equipa tão forte (com um excelente guarda redes e um universal possante), adivinhava-se muito dificil de recuperar.
Apesar de termos reagido muito bem (chegámos ao 3-5, com excelente exibição de Gabriel Lucas), não conseguimos tornear as dificuldades impostas pelo adversário, que marcou vários golos em que a sorte acompanhou os seus jogadores no momento do remate. Por outro lado, o nosso ataque teve vários lances em que poderia ter marcado, mas que por uma ou outra razão a bola não entrou na baliza contrária.
Na parte final, os nervos imperaram nos responsáveis da nossa equipa (Ricardo Reis e Tó Laranja foram expulsos, além de um cartão vermelho exagerado ao nosso capitão Leo), o que fez com que nos últimos 6 minutos os nossos jovens atletas tivessem ficado entregues a si próprios, uma situação incompreensível e inaceitável num jogo destas caracteristicas, neste escalão etário.
Apesar da dupla de arbitragem não ter tido uma actuação perfeita e isenta de erros, é minha opinião que não tiveram qualquer influência no resultado, pois não vislumbrámos qualquer erro grave que originasse as reacções a que assistimos dos treinadores da nossa equipa.
No entanto, não podemos deixar de estranhar que a AFC tenha nomeado exactamente a mesma dupla de arbitragem da semana passada - que já tinha sido contestada em Cernache -, não obstante reconhecermos muito valor a estes árbitros, que certamente irão ter êxito no futuro.
Não nos causa mossa nenhuma parabenizar a Académica por este duplo sucesso (Taça e Campeonato), simultaneamente orgulhando-nos dos nossos iniciados que lutaram até onde tiveram forças e dando tudo o que tinham contra um Clube de cidade e de topo nacional que, aproveitando esse estatuto, consegue reunir um grupo de bons jogadores, apesar de não possuirem em competição os verdadeiros escalões de formação e que mais trabalho dão, como são os Escolas e Infantis.
Marcadores : Diogo Simões (3).

14 comentários:

Anónimo disse...

É com enorme tristeza que recebo a noticia da vitória ser da Académica.
Não se tira o valor da mesma, nada disso...mas que há muitas coincidencias isso há. Bom mas seja como for este 2º lugar inglorio para mim, como observador atento, quero deixar os meus elogiados parabéns a esta equipa de miudos fantasticos com enormes qualidades futebolisticas.
Meninos, mereciam o 1º lugar...PARABÉNS!!!!

Ricardo Reis disse...

Quero dar os parabéns aos Iniciados pela excelente época e alegrias que me deram ao longo destes 2 anos.
Quero também informar que não vou continuar nos iniciados, nem nos infantis para o ano.

Diogo Simões disse...

Fui eu que marquei os 3 golos
Ass: Diogo Simões

Anónimo disse...

Assim sendo Diogo, muitos parabéns pelo feito!
E quanto ao Mister Ricardo reis, espero que seja porque vai para um escalão superior e não porque simplesmente não lhe apetece mais andar nestas andanças...

Anónimo disse...

O ricardinho vai cortar o cabelo pá!!

Ricardo Dias disse...

Parabéns ao Iniciados do Casa do Povo pela excelênte época que fizeram, foram uns grande adversários!
Continuem assim ;)

Cumprimentos,

Ricardo Dias, guarda-redes da Académica

Ricardo Reis disse...

Irei cortá-lo com todo o gosto*

E quanto ao anónimo que disse se for para um escalão superior, não é verdade, porque para o ano vou continuar na arbitragem de fut11 e não irei ter tempo quase nenhum para continuar nesses escalões.

Pedro Cacho disse...

O aparecimento do Ricardo no desempenho do dirigismo da secção de futsal da Casa do Povo é para mim das coisas mais notáveis que lá encontrei nos últimos tempos. Para quem enaltece os valores do associativismo em oposição ao crescente individualismo, isolamento e materialismo das nossas gentes o Ricardo é um exemplo e uma lufada de esperança: que outros jovens possam ver a satisfação mais longe que a mera prática desportiva. Ser árbitro tb é uma tarefa necessária e digna dentro do edifício desportivo, mas nada chega ao nível das funções de dirigente de uma colectividade do povo para o povo. De qualquer modo felicidades (mais garantidas se corresponder a uma marcha atrás!).

Ricardo Reis disse...

Sr. Pedro Cacho agradeço as suas palavras de apreço e fico muito sensibilizado.

Muito obrigado pelo apoio.

Gonçalo Martins nº12 Inic CNM disse...

Venho aqui deixar os meus parabéns pela grande época alcançada pela vossa equipa de iniciados que lutou até ao fim de tudo. Muitos PARABÉNS!!!

Cumprimentos:

Guarda Redes nº12 dos Iniciados do CENTRO NORTON DE MATOS, Gonçalo Martins.

Saudações Desportivas, Miranda ;)

Anónimo disse...

Magnifico ver este desportivismo entre atletas de equipas adversarias!
Quanto ao meu comentario, tipo: perguntar se iria sair p um possivel escalão superior e sendo exclarecido que não, mas sim devido à opção pela a arbitragem do fut. 11, entao só tenho de felicitar e desejar boa sorte, o que parece que não é bem vinda por todos...ou estarei a interpretar mal e é uma piadita de futebol que a mim me ultrapassa!!! Provavelmente será isso...certo Sr. Pedro Cacho?

Pedro Cacho disse...

Desejar que o Ricardo continue a desempenhar funções na Casa do Povo não é piada, mas uma questão de egoísmo e idealismo: porque o dirigismo é para mim o sector mais importante para o desenvolvimento do associativismo; porque acredito que os motivos de realização pessoal de um bom dirigente são superiores aos de um bom árbitro (mesmo um dirigente sofrível tem mais amigos que um bom árbitro, p.ex) e porque a CP perde não só um colaborador como perde um excelente exemplo para outros jovens que por ali vão gravitando.

Anónimo disse...

hummm...agora percebi! É que ñ é por nada, mas do mesmo modo que eu interpretei muitos outros com certeza interpretaram...obrigada pelo exclarecimento....

Anónimo disse...

OLhe, então assim sendo é pena que não tenha tempo p dirigir e comandar a rapaziada. Sem duvida sim que como árbitro a vida não vai se facil não senhor. Os apupus serão uma constante.
Senhor Ricardo Reis ou jovem Ricardo Reis, que o futuro lhe sorria e que não deixe de acompanhar todos os atletas da CP, mesmo sendo nos bastidores e tb de exclarecer as duvidas que por vezes apresento, neste ou em outro blog...Boa sorte!