quarta-feira, 2 de junho de 2010

Iniciados foram vice campeões distritais









Iniciados : Final do Campeonato Distrital
Académica - 5 - Casa do Povo - 3 - (após prolongamento)
Em Cernache, com muito público nas bancadas, a Académica começou melhor, pressionando os nossos jogadores mais recuados, mas aos poucos fomos reagindo através de algumas tabelas bem conseguidas, pelo que foi sem surpresa que nos adiantámos no marcador. Todo o jogo foi equilibrado e sempre estivémos a ganhar (1-0, 2-1 e 3-2), mas o facto de a Académica ter um jogador muito forte fisicamente, foi-nos desgastando e retirando algumas forças fundamentais para podermos jogar sempre ao mesmo ritmo.
Também uma arbitragem "irritante" fez com que fôssemos prejudicados no acumular de faltas, que nos retirou muita concentração para discutir os lances de igual para igual.
Apesar de termos feito uma boa exibição, para ganhar a "esta" Académica, a marcação ao "tal" jogador teria de ser feita sem conceder espaços, o que não aconteceu.
As nossas transições defesa / ataque começavam bem, mas terminavam mal, devido à pouca força no remate. No prolongamento, adivinhavam-se 10 dificieis minutos, tal era o cansaço nas duas equipas e foi a Académica que marcou 2 golos, estabelecendo o resultado final.
Foi uma bela prestação dos nossos iniciados, que perderam com muita dignidade perante um correcto adversário; lutámos até ao fim e mostrámos que durante a Final Four da Taça AFC, tudo pode acontecer, sendo necessário para isso ultrapassar primeiramente a complicada equipa do S.Martinho da Cortiça, já no próximo sábado.
Marcadores : Leo, Nuno e Diogo.
____________________________________________________________
Seniores : Casa do Povo - 5 - Lagonense - 4 -
Último jogo em casa de uma época para recordar e corrigir. Este jogo foi o espelho da temporada. Não jogámos mal, mas a falta de sorte (enviámos várias bolas aos postes) e muita desconcentração defensiva, fez com que não fôssemos para o intervalo a ganhar folgadamente. Apesar da boa atitude dos nossos jogadores, também a boa postura competitiva da equipa de Mira, ia fazendo com que não ganhássemos vantagem no marcador. Somente nos últimos minutos, conseguimos "dar a volta" e vencer justamente o jogo, salientando-se a boa exibição de Luís Ferreira e de Tó Laranja.
Marcadores : Luís Ferreira (2), Cris, Tó Laranja e Garola.

10 comentários:

Anónimo disse...

Até que enfim, foi preciso fazer reparo no artigo anterior, apesar de não ter sido publicado, sobre o resultado dos jogos anunciados.
Apesar de não terem alcansado a vitoria tão desejada, não deixam de mereçer os aplausos devidos, pelo esforço redobrado, parabéns na mesma. Quanto aos séniores, não sei se serve alguma coisa quanto à tabela qualificativa, mas estão de parabéns pela vitoria...este ano que seja considerado como um ano treino, o próximo a valer...
Um bem haja a todos

Anónimo disse...

Irritante é o comportamento de treinadores e delegados da CP, em camadas jovens é simplesmente de lamentar. Mas deus escreve direito por linhas tortas....

Pedro Cacho disse...

O desporto é uma escola de virtudes! Sim, mas também é um passeio na corda bamba!
É fácil desequilibrarmo-nos e cair. Cair pode ser perder o jogo, mas também pode ser perder a função educativa dessa prática.
Nas derrotas ganhamos humildade, procuramos soluções e aprendemos. Com as vitórias festejamos de “cauda em leque”, sentimo-nos todos virtudes – Os outros que aprendam connosco!
Na Casa do Povo, circulando entre os diferentes escalões, descortinamos os dois estados de espírito.
Confirmada a descida de divisão dos seniores justificam-se e apontam-se caminhos:...”assim se consigam modificar as mentalidades dos principais intervenientes (os jogadores), tal como alguns pormenores estruturais que deverão ser forçosamente corrigidos”.
O sublinhado não é meu e tem muita importância. A culpa tende a morrer órfã e solteira, quando a realidade é bem oposta. A culpa tem uma família junta e alargada. Maus resultados esperam aqueles que acreditam que os problemas em torno das dinâmicas de grupo têm um simples factor, uma simples causa. Como professor/treinador/pensante aprendi que antes de tudo devo descobrir qual a minha culpa, o que posso fazer para corrigir as coisas, o que pode ser feito melhor. Estas perguntas são o tiro de partida para um projecto que promova a evolução. Pôr as culpas nos outros é esperar que sejam eles a tomar o projecto em mãos (...é ficar à espera!).
Para quem não é de ficar à espera, mais uma ou duas achegas. A Casa do Povo tem um projecto vertical integrante de todos os seus escalões? Qual a relação estabelecida entre escolas e seniores? Tem um responsável máximo pela secção?
Há mais de 15 anos um colega treinador dizia-me: se queres dares nas vistas como treinador tens que ser campeão, e para teres o máximo de garantias em relação a isso é apostares tudo no escalão mais baixo que existe em competição. Quando se está ainda junto ao zero qualquer trabalho aplicado pode fazer diferença. Mas como diz o povo “quem se mete por atalhos mete-se em trabalhos”. Talvez por aqui se comece a descobrir uma ponta da meada quanto “às mentalidades dos jogadores”. Repito “talvez” porque só quem está por dentro é que pode estar mais bem informado. Eu apenas prolongo nestas linhas a minha responsabilidade e dedicação à nossa juventude e ao desporto (como ferramenta)... e por acréscimo a todos os outros “compadres operários” destas coisas.

Anónimo disse...

"Há mais de 15 anos um colega treinador dizia-me: se queres dares nas vistas como treinador tens que ser campeão, e para teres o máximo de garantias em relação a isso é apostares tudo no escalão mais baixo que existe em competição. Quando se está ainda junto ao zero qualquer trabalho aplicado pode fazer diferença. "
Fiquei a pensar neste paragrafo.
Alias praticamente com todo o texto em si, fiquei sem perceber muito bem onde queria chegar com o seu pensamento. Não é que seja de minha conta, nada disso, sou um(a) mero seguidor(A), isto isto falando pelos 2 generos que por ca possam passar e ficar tão confusos quanto eu.
Agora quanto ao paragrafo acima referido, isto quer dizer o quê! Que para se estar sempre em alta e não se ser criticado à força toda, mas e sim sempre louvado, o melhor é andar pelos escalões mais baixos, justamente por ser pequenada iniciante e que ainda estão em fase de aprendizado fisico e tecnico, o treinador tem assim todas as desculpas, que enquanto nos mais velhos terminando nos seniores nada é desculpavel???
Explica-me como se eu fosse muitoooo burro(a)!!!!!!!

Anónimo disse...

Afinal, o que é que o 2º anónimo quer dizer com aquele comentário tão "inteligente"? Alguém consegue perceber?
Ele há cada um!...

Ricardo Reis disse...

Sr. Pedro Cacho quero desde já dizer-lhe que apoio em tudo o k disse e k e muito bom escritor.

Ao anónimo do dia 3 de junho às 11:02 apenas lshe quero dizer que lamentável é o que o senhor ou o miudo que sem fundamentos bem para aqui expressar a sua dor, ou inveja, resuma-se à ignorância que lhe dão e cá para mim, nem para jogador serves quanto mais treinador ou delegado.

VAI PARA A ESCOLA APRENDER, POIS CÁ PARA MIM AINDA TENS MUITO DE APRENDER*

PS: NÃO TENHAS MEDO DE IDENTIFICAR-TE, COBARDE

PICHEL disse...

Aos adeptos/ jogadores/ Equipa tecnica e ddirigentes do C.P Miranda do Corvo..

Venho por este meio felicitar-vos pelo vosso empenho na final contra a minha equipa.. Foram briosos, correctos, lutadores e empenhados, o que veio de sobremaneira ainda valorizar mais a vitoria da nossa equipa.. Desde de sempre que tive e continuo a ter amigos na Casa do Povo, pois sao pessoas trabalhadoras, correctas, sinceras e amigos verdadeiros.. Sempre fui bem recebido por todos.. O meu obrigado..

O vosso trabalho feito nos ultimos anos nos escaloes de formaçao tem sido extraordinario ( Assisti a final da taça de escolas e fiquei maravilhado..), desde dos escolas ate aos juniores ( graças ao grande trabalho do To e do Fachada).. E mesmo com todos os problemas que vao aparecendo ao longo da epoca,voces consenguem sempre ter equipas competitivas e educadas em qualquer campo que seja.. Por isso, CONTINUEM COM ESSE EXCELENTE TRABALHO E NAO DEIXEM MORRER O FUTSAL DA VOSSA TERRA..

No entanto, o que me trouxe aqui foi o facto de ter jogado com voces na final.. Muito se tem falado nestes ultimos dias sobre a final entra as nossas equipas ( dizendo bem e mal como é obvio..), mas o que essencialmente ficou na retina pessoas que assistiram ao jogo, foi um bom espectaculo com uma entrega extraordinaria e um futsal evoluido das duas equipas com excelentes executantes que de certeza serao o futuro do futsal distrital..

No final, vi-vos cabisbaixos e tristes ( o que é normal nesta situaçao..) com o resultado de nao terem ganho mas logo pensei que ha 1 ano atras tambem me tinha acontecido o mesmo.. Pois nao devemos recordar so as vitorias mas sim tambem aprender e retirar as devidas ilaçoes nas horas mais amargas.. Teci palavras de carinho com todos os jogadores e com o To Laranja pois sei o quanto custa aquele momento..
Voces tem uma equipa essencialmente de 1º ano e o feito de terem atingido a final so demonstra a vossa qualidade, humildade, caracter e perseverancia..

A CONTINUAR ASSIM PARA O ANO O CAMPEONATO SERA VOSSO..

Desejo-vos a as maiores felicidades para a final four e oxala nos possamos defrontar de novo na final..

Abraço amigo do Pichel

Anónimo disse...

Pichel é um SENHOR, quer seja a jogar a treinar ou a educar.

Pessoa ligada a casa do povo.

Jordão disse...

Passei por este Blog para dar os parabéns à casa do Povo, dirigentes, treinadores e atletas, por mais uma excelente época desportiva. estão todos de parabéns pelos brilhantes resultados.
Fiquei igualmente muito satisfeito com alguns comentários que li.
O Prof. Cacho, à imagem daquilo que conheço dele, tem uma visão muito realista de como se deve fazer, apoio plenamente.

Adorei o cometário do GRANDE Pichel, com estes actos se veem as grandes pessoas, parabéns pela forma como sempre soubeste estar no Futsal, é com pessoas assim que o desporto evolui.
um abraço a todos em particular ao Fachada pelo trabalho que aqui vai fazendo.
João Paulo

Pedro Cacho disse...

Como não o pude fazer na melhor altura, tento esclarecer o Anónimo de 3 de Junho, 21:25, nos comentários ao "post" de 8 de Junho, até porque tb se liga de alguma maneira ao seu conteúdo.